Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coleção Folha celebra sedução irresistível do galã Clark Gable

Filme de Frank Capra com o ator vai às bancas no próximo domingo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No sexto volume da Coleção Folha Grandes Astros do Cinema, que vai às bancas no próximo domingo (22), Clark Gable (1901-60) brilha em "Aconteceu Naquela Noite".

No longa, ele interpreta Peter, um sedutor irresistível. O estilo cativante marcou sua carreira e foi eternizado em "...E o Vento Levou"¦" (1939).

A comédia de 1934 narra a relação entre Peter --um repórter beberrão em busca de uma grande notícia-- e Ellie, interpretada por Claudette Colbert (1903-96). Ela, ao viver uma herdeira milionária que foge do pai por confusões amorosas, vira a notícia bombástica buscada por ele.

Durante a fuga, a atriz francesa encontra o "Rei de Hollywood", apelido de Gable, e os dois caem na estrada em uma longa viagem rumo a NY.

No caminho, a comédia maluca --gênero que ajudou a fazer rir um país que atravessava a Grande Depressão-- revela o amor que nasce entre os protagonistas.

Pura química, que permitiu ousadias à época, como as cenas em que Gable pega a herdeira mimada no colo e dá-lhe umas palmadas e a exibição do torso nu do ator.

O longa de 1934, dirigido por Frank Capra, foi o primeiro a ganhar as cinco categorias mais importantes do Oscar: melhor filme, direção, ator, atriz e roteiro, feito só repetido por "Um Estranho no Ninho" (1975) e "O Silêncio dos Inocentes" (1991).

O filme marcou também a ascensão de Capra, que emplacou outros dois Oscars, pelos longas "O Galante Mr. Deeds" (1936) e "Do Mundo Nada se Leva" (1938).

"Nenhum outro diretor ganhou três prêmios numa mesma década", conta Pedro Maciel Guimarães, um dos autores do livro da coleção.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página