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Mostra retrata a chegada da geração pós-MTV ao cinema
Filmes de inspiração pop marcam trabalhos de Spike Jonze e Sofia Coppola
Wes Anderson e Michel Gondry também estão na programação do Cine Cool, que vai até domingo (22) no MIS
Começa nesta quarta (18) no MIS a mostra Cine Cool, que exibe até domingo (22) filmes que tenham relação estreita com o universo pop, como a música e a moda.
A curadoria da jornalista Márcia Scapaticio elegeu um grupo de cineastas que, além de características estéticas, já trabalharam na indústria de videoclipes. São representantes de uma geração pós-MTV que chega ao cinema.
Os diretores também têm ligações pessoais. Spike Jonze, 44, Sofia Coppola, 43, e Wes Anderson, 45, se conhecem desde a adolescência, na Califórnia. Jonze e Sofia foram casados de 1999 a 2003.
O estrangeiro do quarteto é o francês Michel Gondry, 51, que entrou para a turma quando se mudou para Los Angeles nos anos 1990 para dirigir videoclipes.
O "estranho no ninho" da mostra é o inglês Stephen Frears, com "Alta Fidelidade", cinema pop adaptado do livro de Nick Hornby.
Um filme de Gondry abre a programação, "Rebobine, Por Favor", comédia agitada com Jack Black, e outro encerra a mostra, o drama filosófico "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças."
Este é delirante, lento e enternecedor, com roteiro de Charlie Kaufman. Presença constante nas listas de melhores filmes deste século, sem dúvida a obra-prima de Gondry, para ver e rever.
A fama de Jonze vem de seus filmes com roteiros inovadores escritos pelo mesmo Charlie Kaufman. A dupla não tem medo de cair no ridículo e faz arte a partir das ideias mais absurdas.
Apesar da badalação em torno de "Ela" (lançado neste ano no Brasil e ausente na mostra), a história de um cara que se apaixona pela voz feminina de um programa de computador, o grande filme de Jonze até agora é "Quero Ser John Malkovich".
John Cusack e Cameron Diaz são os personagens que encontram, no andar "sétimo e meio" de um prédio, um portal que os leva diretamente ao cérebro do ator John Malkovich. Obrigatório.
Wes Anderson também transita por tipos bizarros e enredos idem. Seu filme emblemático, que reúne uma família disfuncional, é "Os Excêntricos Tenenbaums".
Sofia Coppola faz "cinema de mulherzinha", no melhor dos sentidos. Ela tem a obra mais consistente dessa trupe. Seus filmes giram em torno de garotas entediadas que se dedicam mais à contemplação do que à ação.
"Encontros e Desencontros", o maior momento das carreiras de Bill Murray e Scarlett Johansson, é uma espécie de declaração de amor ao romantismo.