Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mostra em São Paulo aproxima a moda brasileira do artesanato

Exposição apresenta peças tingidas a partir de cascas e frutas

PEDRO DINIZ COLUNISTA DA FOLHA

Na esteira da onda sustentável que a moda atravessa, em que até redes populares lançam coleções de roupas ecologicamente corretas, a exposição Mãos do Meu Brasil, em SP, quer aproximar os mundos da moda e do artesanato brasileiros.

A ideia é de Chiara Gadaleta, 44, ex-modelo, designer de acessórios e dona do evento anual de desfiles sustentáveis SP.Ecoera.

Por meio de 30 peças desenvolvidas por ela e pelo estilista Gustavo Silvestre em parceria com associações de mulheres de Minas Gerais, a mostra quer "convencer o mercado de que valorizar o artesanato não significa usar sutiã de coco e roupa de fuxico", segundo Gadaleta.

Compõem a mostra peças de vestuário tingidas a partir de cascas, frutas e resíduos florestais produzidos pela Associação Art D'Mio, do município de Brás Pires, e uma linha de acessórios com palha de milho oriunda da Central Veredas, associação da cidade mineira de Arinos.

"Tenho um sonho de que as pessoas só usem roupas produzidas com materiais naturais, feitas com as cores da natureza e feitas pela mão humana em condições dignas", diz a designer. "É difícil, mas alguém tem de começar. As peças nem são tão caras quanto as do varejo de luxo."

Um vestido exposto no museu pode ser encomendado por cerca de R$ 1.200.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página