Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Adriana Calcanhotto apresenta 'Pedro e o Lobo' com a Osesp

Programa ainda inclui músicas da artista com arranjos de André Mehmari e uma obra inédita

GISLAINE GUTIERRE DE SÃO PAULO

Adriana Calcanhotto quer "tirar a gravata" da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Para isso, será a narradora de "Pedro e o Lobo", de Prokofiev, na Sala São Paulo, no sábado (6) e no domingo (7), em um programa que inclui uma obra de André Mehmari e canções suas rearranjadas pelo músico.

"Pedro e o Lobo" conta a história de um menino que enfrenta o animal na floresta. Cada personagem é representado por um instrumento ou grupo --Pedro pelas cordas, o gato, pelo clarinete, o avô, pelo fagote, e assim por diante.

"É preciso desmistificar a música erudita", diz Calcanhotto, argumentando que a peça ajuda o público a conhecer a orquestra e se aproximar dela. Ela também assina a adaptação do texto, mais próximo do original, "enxuto".

"Algumas versões explicam demais a história, como se as crianças não fossem entender", diz Calcanhotto. "O original dá mais espaço para a imaginação e para que elas identifiquem os timbres", diz.

Esses timbres reaparecerão em músicas infantis de Partimpim rearranjadas por André Mehmari. "Em O Mocho e a Gatinha', por exemplo, cito o tema do gato, no clarinete. Vou sobrepondo as ideias", diz Mehmari. O músico também vai apresentar a instrumental "Festa dos Bichos".

Calcanhotto, que canta as músicas de seu projeto Partimpim, ainda terá um momento do concerto só com voz, violão e o coro infantil da Osesp. Provavelmente o concerto será repetido em 2015.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página