Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Livro-CD da Coleção Folha narra vida de Villa-Lobos

Sétimo volume chega às bancas no domingo (7)

DE SÃO PAULO

Um dos compositores eruditos brasileiros de maior prestígio na história, dentro e fora do país, Villa-Lobos é assunto do sétimo volume da Coleção Folha Mestres da Música Clássica, que chega às bancas neste domingo (7).

O livro-CD traz uma biografia assinada pelo crítico da Folha Sidney Molina. Esse texto procura mostrar o quanto há de verdade ou não no perfil que Villa-Lobos (1887-1959) criou para si, o de um autodidata genial inspirado pela cultura brasileira.

Segundo Molina, o compositor Lorenzo Fernandez (1897-1949) havia declarado que Villa-Lobos era muito estudioso, e que a personalidade que aparentava ter era só uma imagem construída para o público.

"O Lorenzo conta que Villa-Lobos era uma pessoa meticulosa. Isso fatalmente é verdade, quando se avalia tecnicamente as composições dele", afirma.

Villa-Lobos criou, por exemplo, as nove "Bachianas Brasileiras" --na número 2 está "O Trenzinho do Caipira"-- a série "Choros" e as peças para violão, que ganham destaque neste volume. Sua obra para o instrumento é referência no mundo todo.

O disco inclui gravações de "Concerto para Guitarra e Pequena Orquestra", com a London Symphony e o violonista espanhol Narciso Yepes (1927-97), os "Doze Estudos" e os "Cinco Prelúdios", também tocados pelo instrumentista. As gravações são da Deutsche Grammophon.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página