Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mônica Bergamo

-

CIMENTO NA QUESTÃO

A cobrança de comissão de corretagem na compra de imóveis na planta é legal, decidiu o Tribunal de Justiça de São Paulo. Com o entendimento, encerra-se a falta de consenso sobre o pagamento, questionado por clientes que o consideravam abusivo ou acusavam incorporadoras de venda casada.

CIMENTO 2
A taxa, que varia de 4% a 6% do valor do imóvel, é embutida no preço final. "A decisão pacifica a questão e passa a servir de referência para os juizados do Estado", diz Claudia Marzagão, do Secovi-SP (sindicato do mercado imobiliário). Para ela, é equivocada a impressão de que ir até o estande de vendas dispensa o comprador do pagamento. "O corretor trabalha, faz a mediação. É uma cobrança devida e justa", diz.

BALANÇA
Pesquisas internas das principais campanhas em SP mostravam que Aécio Neves começou a subir também no Estado, e que diminuiu a distância que o separava de Marina Silva entre os paulistas. Até o começo da semana, a situação era de estabilidade.

VAMOS CONVERSAR?
A campanha de Marina Silva também tenta se aproximar de Joaquim Barbosa. Como o PSDB de Aécio Neves, sonha em atraí-lo para declarar apoio à candidatura dela e até concordar em integrar futuro ministério.

NÃO, OBRIGADO
Entre interlocutores de Barbosa a proposta é vista como prova de que tanto marineiros quanto tucanos não "entendem" o ex-ministro. Caso quisesse se manter na vitrine, dizem, ele teria permanecido no STF: lá ele era um entre onze ministros numa corte que concentra extremo poder, gozando de autonomia absoluta num cargo muito mais importante que o de ministro de governo --que obedece a ordens e pode ser demitido pelo presidente a qualquer momento.

VOZ EMBARGADA
A demissão de 15 membros do Coro Lírico e do Coral Paulistano criou clima de apreensão no Theatro Municipal de SP. Cantores que tiveram os contratos encerrados, alguns com mais de 20 anos nos grupos, reclamam da ausência de justificativa. E outros artistas temem agora ser dispensados também. Como têm contratos temporários, eles saem sem receber nada. A direção trabalha para mudar o atual regime para o da CLT.

VOZ 2
Os regentes dos corais, em nota, afirmam que os artistas foram cortados "por critérios técnicos e artísticos". "A decisão é impessoal e tem por objetivo o aprimoramento dos grupos musicais, frente às exigências de uma nova programação, marcada pela busca de excelência e pelo compromisso de descentralização", diz o comunicado, assinado por Martinho Lutero e Bruno Greco Facio.

INDEFINIDO
A Cinemateca de São Paulo mudará seu modelo de gestão até o fim do ano. Segundo Lisandro Nogueira, diretor da instituição, o tipo de gerência ainda não foi definido. "O modelo está em discussão no MinC. Não é certo que será uma OS (organização social). Continuará órgão do governo federal, mas com gestão privada." Ele diz que as atividades do local, que estava em crise desde o ano passado, já foram normalizadas.

ENTÃO É NATAL
A Copa do Mundo --que concentrou investimentos e foi apontada como razão para a decoração mais discreta no Natal passado-- é vista agora pela prefeitura como uma das causas para o maior interesse de empresas em patrocinar a iluminação de locais como a Paulista. "Após o Mundial, o número de turistas deve crescer 20% ao ano", diz Wilson Poit, presidente da SPTuris. O prazo para propostas vai até o dia 25.

-

A PELE QUE HABITO

Regina Braga, 67, preferiu não assistir às suas cenas durante as filmagens do longa "Irmã Dulce", em que divide o papel da protagonista com Bianca Comparato, 28, nas duas fases da história.

-

"Quis ter um convívio interno com a personagem. Deixei o externo para a direção", diz a atriz, que passou dois meses em Salvador filmando. O longa estreia em novembro.

-

O estímulo para viver a religiosa veio também das dificuldades que teve ao interpretar. "Andar de hábito pelas ladeiras do Pelourinho no calor de 40°C, como ela fazia, me aproximou de Irmã Dulce."

-

ATACANDO DE ANIVERSARIANTE

A DJ Marina Diniz reuniu amigos na Casa 92, em Pinheiros, para comemorar seu aniversário, anteontem. O empresário Felipe Lombardi foi à festa com a namorada, a atriz Carla Diaz. O evento contou ainda com a presença da estilista Fernanda de Goeye, da atriz Alexia Dechamps e da arquiteta Thatiana Noronha. O empresário Pedro Braun e o fotógrafo Victor Collor de Mello também passaram por lá.

FICHA LIMPA

O promotor de Justiça Roberto Livianu fez noite de autógrafos do livro "Corrupção - Incluindo a Nova Lei Anticorrupção", na Livraria Cultura do shopping Iguatemi. O procurador Marco Vinicio Petrelluzzi e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de SP Dimas Eduardo Ramalho foram ao lançamento, segunda (15).

-

CURTO-CIRCUITO

Marieta Severo estreia hoje no Teatro Faap a peça "Incêndios", às 21h. 14 anos.

A banda Os The Darma Lóvers faz show hoje na Casa do Mancha, às 21h. 18 anos.

Morena Leite ensina receitas hoje no Nannai Resort & SPA, em Pernambuco.

O maestro Renato Misiuk rege a Allegro Orquestra no espetáculo "Disney in Concert", de hoje a domingo, no Teatro Bradesco. Livre.

Luiz Cláudio Began leiloa réplica de McLaren e relógio em homenagem a Ayrton Senna, na Baccarat, nos Jardins, a partir de terça.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página