Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Dave Holland volta a SP com seu quinteto

Grupo de jazz se apresenta hoje e amanhã com repertório variado e homenagem ao país

CARLOS CALADO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM CANOAS (RS)

Não é a toa que desde a década de 1990, quando formou o quinteto que lidera até hoje, o baixista Dave Holland tem conquistado prêmios e aparecido em listas de melhores grupos e discos de publicações especializadas.

Aos 66 anos, o jazzista britânico é um exemplo de integridade artística e compromisso com a inovação musical.

"Eu sigo buscando me desenvolver como compositor. Tento não repetir minhas ideias. Este é um desafio que se resume a manter a disciplina, seguir com o trabalho e até enfrentar bloqueios ocasionais. Para isso é preciso ter coragem", disse ele à Folha, por telefone, de Nova York, antes de embarcar para o Brasil, onde toca hoje e amanhã no Sesc Belezinho, em São Paulo.

A ausência do baterista Nate Smith, que perdeu o voo, não impediu que o experiente grupo de Holland, com Chris Potter (saxofone), Robin Eubanks (trombone) e Steve Nelson (vibrafone), fizesse uma apresentação excelente, anteontem, no Canoas Jazz Festival (RS). Mas o quinteto já estará completo nos shows de São Paulo.

Segundo Holland, no repertório devem entrar composições gravadas em álbuns do grupo, como "Archive Series Vol. 1", "Critical Mass" ou "Extended Play".

"Mas também vamos tocar material inédito dos músicos da banda", prometeu o baixista. Outra composição praticamente garantida é "Ario", homenagem feita por ele ao país durante outra turnê.

Assim como já tocou e gravou ao lado de grandes expoentes do jazz, como Miles Davis, Herbie Hancock, Thelonious Monk e Joe Henderson, nos últimos anos Holland também tem comandado diversos projetos, como uma big band e um octeto.

O mais recente deles é quarteto Prism (com Kevin Eubanks, Craig Taborn e Eric Harland), cujo CD de estreia acabou de ser mixado.

"Os temas desse álbum são de autoria dos quatro músicos. Entramos em estúdio em agosto, logo após a primeira turnê que fizemos. Eu me considero um sortudo por poder realizar projetos como esse", comenta Holland.

O jazzista inglês contou também que, apesar de viver em Nova York, conseguiu escapar da destruição provocada pelo recente furacão Sandy.

"Moro mais ao norte da cidade, numa área que sofreu poucos estragos. Minha casa não chegou a ser prejudicada pelo temporal, mas sei de alguns colegas, como (o pianista) Jason Moran, que tiveram problemas sérios".

DAVE HOLLAND QUINTET
QUANDO hoje e amanhã, às 21h
ONDE Sesc Belenzinho (r. Padre Adelino, 1.000, tel. 011/xx/2076-9700)
QUANTO R$ de 8 a R$ 32
CLASSIFICAÇÃO 12 anos


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página