Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coleção Folha descobre América dos cervejeiros neste domingo

Volume seis visita os três países da América do Norte e a Austrália

DE SÃO PAULO

O universo da cerveja não está limitado às fronteiras europeias. Depois de três volumes dedicados ao Velho Mundo, a Coleção Folha O Mundo da Cerveja coloca os pés em outros continentes.

O volume seis, que chega às bancas e livrarias neste domingo, traz cervejas dos três países da América do Norte e da Austrália.

O destaque maior é dado aos Estados Unidos, não apenas por serem o segundo produtor mundial, atrás apenas da China. O fato é que o país vem assistindo a uma multiplicação de micro e pequenas cervejarias, que produzem uma enorme variedade da bebida, boa parte dela de qualidade atestada. Nenhum país do mundo tem tantos rótulos diferentes.

O novo volume conta em detalhes a história da cerveja no país, remontando aos primeiros colonizadores, passando pelos períodos de predomínio do consumo do bourbon e da proibição imposta pela Lei Seca (1920-1933). Além disso, apresenta os estilos americanos da bebida, que são adaptações das vertentes europeias.

Cruzando as fronteiras do país, a coleção vai ao Canadá e ao México.

No vizinho do norte, a tradição cervejeira é favorecida pelo clima frio, ideal para o cultivo dos ingredientes.

Já ao sul do rio Grande, as cervejas claras e leves são peculiarmente consumidas com uma fatia de limão ou mesmo com o seu suco.

Fecha o livro o capítulo sobre a Austrália, para onde a colonização inglesa também levou o consumo de cerveja.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página