Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Folha lança coleção de música clássica para crianças

Vinte livros-CDs, que chegam às bancas todos os domingos a partir de 17 de fevereiro, apresentam biografias e fragmentos de composições associadas ao universo infantil

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As notas musicais são sete e duas delas, Dó e Mi, batizam o casal de irmãos que viajarão no tempo e no espaço para apresentar às crianças 20 dos maiores compositores da música clássica.

Trata-se da nova Coleção Folha Música Clássica para Crianças que, a partir do próximo domingo, dia 17, chega a bancas e livrarias de todo o Brasil.

Cada volume da Coleção apresenta a biografia ilustrada de um compositor, acompanhada por um CD que reúne os trechos mais significativos das composições mais reconhecidas no universo infantil.

O fator que guiou a seleção das peças musicais do disco é a sua utilização prévia em desenhos animados e filmes. Quando a melodia soa familiar, ganha-se mais facilmente a atenção e a compreensão da criança.

O texto é de autoria das portuguesas Isabel Zambujal e Maria Pedro. Entre os ilustradores das capas, contracapas e páginas internas estão Carla Nazareth, Lukás Hudec e Edit Sliacka. Já a imagem distribuída pelas lombadas dos livros, que se forma com a coleção completa, foi elaborada por Sandra Serra.

Com poder criador e libertador, a Coleção é um recurso educativo para o desenvolvimento das crianças, inserindo-as no mundo dos grandes compositores por meio de uma linguagem simples e didática.

Os volumes trazem dois personagens, os irmãos Dó e Mi, que, ao longo de cada livro, viajam no tempo e no espaço, narrando de forma divertida e interativa a biografia de cada um dos grandes compositores da história.

Nas últimas páginas, são apresentadas atividades para a criança brincar e criar ao som das melodias, estimulando a apreensão e a fixação do conhecimento adquirido.

Jogos, passatempos, teatrinho e brincadeiras -para serem apreciadas a sós ou acompanhadas dos pais e amigos- auxiliam na compreensão de forma divertida.

Todos os livros têm acabamento em capa dura, além de 32 páginas coloridas impressas em papel de qualidade.

Que a música atemporal do passado soe para as crianças.

-

1 - MOZART
17 de fevereiro
A jornada dos irmãos Dó e Mi começa na Viena do compositor de "A Flauta Mágica" e "As Bodas de Fígaro" (ambas com trechos no CD)

2 - BIZET
17 de fevereiro
Dó e Mi viajam no tempo à Paris da estreia de "Carmen". O segundo CD da coleção contém trechos dessa ópera, de "A Arlesiana" e "O Pião"

3 - BACH
24 de fevereiro
Os irmãos chegam à Alemanha em 21 de março de 1685, em tempo de assistir ao nascimento do compositor de "Tocata e Fuga", incluída no disco

4 - VIVALDI
3 de março
Aqui, o Carnaval de Veneza, cidade natal do compositor, é o pano de fundo da viagem. A trilha sonora não poderia deixar de fora trechos de "As Quatro Estações"

5 - BEETHOVEN
10 de março
Os personagens conhecem o alemão desde sua infância de encantamento pelos animais até a vida amorosa intensa na fase adulta, que inspirou "Para Elisa"

6 - SCHUBERT
17 de março
Voltando aos arredores de Viena, as crianças aprendem sobre a intensa -e curta- vida do prolífico compositor da conhecidíssima "Ave Maria"

7 - CHOPIN
24 de março
Valsas e composições inspiradas na dança tradicional mazurca são a trilha da viagem a Varsóvia, Paris e Mallorca, seguindo o polonês

8 - VERDI
31 de março
Fragmentos de "A Traviata" e "Rigoletto" enchem os ouvidos de Dó e Mi na viagem à Itália, para a qual se vestem nas cores da bandeira do país

9 - HAENDEL
7 de abril
Em Londres, Dó e Mi encantam-se com a "Música Aquática" do alemão, executada em passeio no rio Tâmisa

10 - TCHAIKOVSKY
14 de abril
Trechos de "A Bela Adormecida", "O Quebra-Nozes" e "O Lago dos Cisnes" estimulam a brincadeira dos irmãos

11 - STRAUSS
21 de abril
Em meio aos salões de Viena, as crianças conhecem a vida e a obra do "Rei da Valsa", compositor de "O Danúbio Azul"

12 - ROSSINI
28 de abril
Dó e Mi divertem-se na Itália natal e em Paris, seguindo os passos do compositor da ópera "O Barbeiro de Sevilha"

13 - WAGNER
5 de maio
Apesar da dramaticidade do alemão, trechos das óperas "A Valquíria" e "O Ouro do Reino" animam a viagem dos irmãos

14 - SCHUMANN
12 de maio
Os viajantes conhecem a breve e algo tumultuada vida do alemão, compositor das "Cenas Infantis" e amante da poesia

15 - HAYDN
19 de maio
As crianças visitam o compositor austríaco, católico fervoroso, que ficou conhecido pelas missas, óperas e sinfonias que compôs

16 - DEBUSSY
26 de maio
Os irmãos vão a Paris visitar o compositor de "O Canto das Crinças" e "O Mar", que teve infância modesta e não musical

17 - BRAHMS
2 de junho
Hamburgo e Viena são as paradas da viagem que segue os passos do alemão, compositor de "Dança Húngara" e "Réquiem Alemão"

18 - MAHLER
9 de junho
Praga, Budapeste e Viena abrigaram o austríaco, compositor da "Sinfonia nº 8", que pede mais de mil músicos

19 - BERLIOZ
16 de junho
Os irmãos veem o francês trocar a medicina pela música e compor "Sinfonia Fantástica" e "Condenação de Fausto"

20 - MENDELSSOHN
23 de junho
Os irmãos viajantes voltam a Hamburgo, na Alemanha, para conhecer o compositor de "Sonho de uma Noite de Verão"


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página