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Semana de Milão começa com arte e sustentabilidade

Fendi e prefeitura de Roma se juntam para restaurar Fontana de Trevi; Gucci restaura clássicos do cinema

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A temporada inverno 2013/2014 da Semana de Moda de Milão começa hoje apostando nos dois pilares que são apontados como armas da indústria fashion para fugir da crise na Europa: a arte e a sustentabilidade.

Um dos grandes anúncios do evento é a parceria da grife Fendi com a Prefeitura de Roma, iniciada no fim de 2012.

A marca vai patrocinar a restauração de um dos monumentos mais conhecidos da Itália, a Fontana de Trevi, do famoso banho de Anita Ekberg no filme "A Doce Vida" (1960), de Fellini.

"Nesse momento, acredito que seja essencial para a Itália promover uma imagem de reconstrução, de renovação, de restauração, algo capaz de ultrapassar as fronteiras do país, um sinal poderoso de mudança", disse Pietro Beccari, CEO da marca.

O projeto custará cerca de 2 milhões de euros e deverá ser concluído até 2015.

Em 2012, foram realizadas obras de emergência nas fontes que compõem o monumento, durante as quais foi detectada a necessidade de uma intervenção maior. O prefeito lançou um apelo às empresas privadas, pedindo patrocínio.

A ideia de preservação do patrimônio italiano tem sido uma grande fonte de marketing para as grifes locais.

Um dos melhores exemplos é o setor de restauração de filmes da Gucci, que recuperou clássicos como "O Leopardo" (1963, de Luchino Visconti) e o próprio "A Doce Vida". Os relançamentos se transformam em grandes eventos de luxo.

No outro polo, a semana milanesa anuncia um concurso em parceria com a Connect4Climate, grupo de associações patrocinado pelo Banco Mundial e apoiado pela ONU que se dedica a desenvolver ideias sustentáveis para diversas cadeias produtivas.

O projeto "Ichange" fará uma competição entre estudantes de comunicação, que deverão criar vídeos virais que resultem numa ação em defesa do ambiente.

Será lançada uma camiseta da parceria entre a Connect e a Câmara italiana, cuja venda servirá para arrecadar fundos para a organização. Os desfiles serão transmitidos ao vivo, e é possível baixar um aplicativo para acompanhar tudo no site da Câmara de Moda Italiana (cameramoda.it). O evento termina no dia 26.


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