Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Imóveis

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Enfeites de Natal ficam mais doces e coloridos neste ano

Moda dos cupcakes e das guloseimas ganha o espaço de peças tradicionais como bolas, estrelas e sinos

Papai Noel continua firme na decoração, que pode adquirir toque pessoal com materiais e itens reaproveitados

CAROLINE APPLE COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Natal está mais colorido e sugere mais doçura neste ano. Itens tradicionais da decoração natalina, como bolas, sinos e renas dão espaço para cupcakes, bombons e confeitos. A "moda candy" só não tomou o lugar do Papai Noel, que continua em sua forma tradicional -ou quase.

"O Papai Noel sempre estará em alta, o que muda a cada ano é como ele é retratado. Às vezes mais caricato, às vezes mais realista, com referências a São Nicolau", diz a empresária Cecília Dale, dona de uma rede de lojas de produtos de decoração que leva o seu nome.

Para este ano, ela aponta a retomada do Papai Noel tradicional, característico dos anos 1950, com as bochechas vermelhas e a barba branca.

Na rede Tok&Stok, as apostas oscilam entre enfeites em tons pastel (que remetem à febre dos cupcakes), enfeites "high-tech", com o uso de materiais como vidro e metal (sem os personagens típicos da data) e o tradicional (com produtos que lembram as decorações natalinas dos Estados Unidos).

Segundo Edson Coutinho, coordenador de design e tendências da Tok&Stok, a escolha dos enfeites considera os hábitos e os costumes dos brasileiros aliados a tendências internacionais.

"Quando desenvolvemos uma coleção, estudamos aspectos como a memória afetiva, a praticidade, a festa e até o mobiliário. Dessa forma, temos uma coleção que apresenta não somente o encanto do tema natalino, mas também soluções para a preparação das festas, presentes e a boa acolhida da casa."

RENOVAÇÃO

Ter o bom velhinho no pinheiro é uma exigência da estudante Jéssica Requena, 21, uma entusiasta da data. Para este Natal, ela deu destaque a papais noéis de pelúcia e coloridos e espalhou os enfeites mais tradicionais pela casa. "A mudança deixou o pinheiro com um ar mais alegre e infantil", diz.

A busca da estudante por novidades nas lojas começou no mês passado. "Notei que houve uma renovação nas cores dos enfeites, que deixaram para trás a combinação vermelho e verde e estão bem coloridos. Há opções bacanas também para quem gosta de um Natal menos tradicional", afirma Requena.

Na rede de lojas Armarinhos Fernando, a proposta é oferecer produtos tradicionais do Natal, mas com toques coloridos.

"O tradicional sempre está em alta para o nosso público. Vendemos neste ano mais de 50 mil papais noéis musicais de 30 centímetros. E a tendência é deixar a árvore bem atrativa. A iluminação fica por conta das fitas de LED", diz o gerente de loja da rede Ondamar Ferreira.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página