Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Imóveis

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Reúso imprime originalidade à decoração

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Há também quem prefira fugir dos modismos do comércio e dar "cara própria" ao Natal.

Para Idália de Almeida, gerente da loja Ponto Solidário, especializada em artesanato brasileiro, a época é ideal para colocar em prática os conceitos de reaproveitamento, reciclagem e consumo consciente. Ela sugere ainda imprimir um toque brasileiro à decoração, tradicionalmente com forte influência norte-americana.

"Recomendo que, em vez de pinheiro, o brasileiro use como árvore de natal mudas de espécies nativas, como acerola e mexeriqueira. Depois do Natal, é possível usá-las na decoração de casa ou plantá-las no quintal ou em uma praça", diz.

Para a artista plástica Rosely Pignataro, especializada em decoração sustentável, nada mais econômico, sustentável e original do que decorar com material reciclável.

"A reciclagem não tem limites quando se trata de reúso. Fazer uma árvore de natal com sobras de madeira, pregos e martelo é fácil e original. Até uma velha escada e muita imaginação podem deixar o ambiente com design moderno", diz Pignataro, dona de um dos títulos do concurso "Natal Iluminado", promovido pela Prefeitura de São Paulo.

Outra alternativa para ter uma decoração moderna, sem fugir muito do tradicional, é inovar nas cores e nos materiais.

"Recomendo a alteração das cores verde e vermelho por azul e prata. E o pinheiro pode ganhar uma versão com gravetos metalizados. É sempre possível criar temas menos óbvios e mais personalizados", diz a designer de interiores Adriana Fontana.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página