Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Imóveis

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Solitários' são maioria entre os que adquirem crédito imobiliário

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

De cada dez pessoas que adquiriram um crédito imobiliário na Caixa Econômica Federal no ano passado, seis usaram apenas um comprovante de renda e compraram o imóvel sozinhos -ou seja, sem a participação dos pais ou do cônjuge.

O número de participantes 'solitários' cresceu ao longo dos anos -em 2000, 57% dos empréstimos eram concedidos a mais de um mutuário, segundo dados da Caixa.

Na avaliação do economista José Dutra Vieira Sobrinho, esse fenômeno é um reflexo dos relacionamentos em tempos de 'amor líquido'. "Pegar um empréstimo com o namorado significa ficar 30 anos compromissado e pagando."

O estudo feito pela Caixa, que responde por 75% do crédito habitacional no país, mostra que há cada vez mais mutuários com renda inferior a três salários mínimos: em 2003, eram 21% e, no ano passado, foram 32%. Por outro lado, houve uma redução na participação daqueles que ganham de três a seis mínimos -há dez anos eram 47% e hoje representam 36%.

Segundo a instituição, cada vez mais jovens compram apartamentos financiados. Em 2003, 54% tinham até 35 anos; em 2012, esse percentual subiu para 58%.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página