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Viagem a Cingapura rendeu ideia de modelo de loja em contêiner

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com uma única ideia, o empresário André Krai conseguiu reduzir custos com aluguel, criar uma rede de lojas com a marca da sustentabilidade e chamar a atenção pelo inusitado.

Isso porque as lojas do grupo criado por ele em 2008 têm como principal característica a operação dentro de contêineres reaproveitados, todos com mais de 20 anos de uso.

Entre as marcas do Grupo Container está a loja de roupas multimarcas Container Ecology Store, com 70 unidades franqueadas.

O grupo também possui as marcas Baby Kids, de roupas infantis e brinquedos, e a temakeria Tokiomaki.

"A gente consegue encaixotar qualquer negócio. Desde uma coisa mais simples até algo de alto design."

Krai, de Novo Hamburgo (RS), conta que teve a ideia para o modelo de loja em viagem que fez a Cingapura. Lá viu uma ação de marketing com o tema Mini Cooper (modelo de carro da BMW), baseada em lojas móveis.

"Ali vi a possibilidade de conseguir um valor mais baixo", afirma. O custo de um espaço vazio para instalação de um contêiner é de R$ 4.000 por mês. Caso a loja fosse construída, o custo seria em torno de R$ 20 mil.

Existem dois modelos de loja, com área de 15 ou 30 metros quadrados.

RESTAURAÇÃO

Para ser reaproveitado, o contêiner passa por um processo de reparação total. O empresário diz que é como recuperar a lataria de um carro velho, tarefa para um mês de trabalho. Também é feita uma higienização.

Depois, a manutenção é feita com pintura a cada dois ou três anos. O custo para o reaproveitamento fica, em média, em R$ 15 mil.

A empresa tem franqueados fora do Brasil, especialmente na Espanha. Porém diz que no momento o crescimento internacional segue mais lento devido à crise.

O investimento inicial para abrir uma loja multimarcas em contêiner é de R$ 180 mil e o prazo estimado para retorno do investimento fica entre 36 e 48 meses.


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