Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Número de domésticos mostra uma redução de 8,4% em abril

DO RIO

Com o aumento da qualificação e oportunidades em outros setores, o número de pessoas empregadas em serviços domésticos caiu.

Dados da pesquisa mensal de emprego do IBGE, realizada em seis regiões metropolitanass, mostram que a queda foi expressiva no mês passado: 8,4% na comparação com o mesmo mês de 2012. São 128 mil pessoas a menos na ocupação em um ano.

"Com o aumento do nível de educação entre as domésticas mais jovens nos últimos anos, há uma migração das trabalhadoras para outros setores da economia", diz Cimar Azeredo Pereira, coordenador de trabalho e rendimento do instituto.

Também houve redução do emprego no segmento entre março e abril, com o fechamento de 16 mil vagas.

Nesse caso, o especialista do IBGE diz que pode ser um reflexo da mudança na regulamentação das domésticas, que ganharam mais direitos trabalhistas com a entrada da nova lei no mês passado.

A construção civil, que foi nos últimos anos um dos setores mais responsáveis pela redução da taxa de desemprego, também foi um dos destaques negativos.

O setor dispensou 104 mil trabalhadores, considerando o total de ocupados no mesmo mês de 2012.

Entre janeiro e abril, o número de vagas encolheu 3,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. Nos quatro primeiros meses de 2012, o setor tinha apresentado alta de 6,5% na mesma base de comparação.

Entre 2010 e 2012, a expansão foi de 8,7%. (MS)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página