Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

"El País" lançará versão brasileira até final do ano

Grupo espanhol busca saída para crise e descarta jornal impresso em português

GRACILIANO ROCHA EM PARIS

O jornal espanhol "El País" terá uma versão on-line em português, voltada para o leitor brasileiro, até dezembro.

O anúncio foi feito anteontem pelo presidente do grupo Prisa (dono do jornal), Juan Luis Cebrián, no congresso anual do GEN (Global Editors Network), em Paris.

"Estamos expandindo para o português porque [o Brasil é] um país de 200 milhões de habitantes e um mercado emergente", disse Cebrián.

Quase metade dos 16 milhões de usuários únicos do site do "El País" estão na América Latina, diz o executivo, e a circulação fora da Europa é de 40 mil exemplares.

O investimento ofereceria uma saída para desafios impostos pelas novas tecnologias e pela crise econômica espanhola, que derrubaram a circulação em mais de 30%.

"Para cada €10 que perdemos no impresso [receita publicitária e de circulação], só recuperamos €1 na internet.".

Após o anúncio, Cebrián disse à Folha que o grupo, que controla duas editoras de livros didáticos no Brasil, não planeja uma versão impressa em português. O site brasileiro vai se basear na operação da internet do "El País" nas Américas, que já tem redações estão em Washington e na Cidade do México.

O novo produto será feito em uma redação em São Paulo por jornalistas brasileiros, que traduzirão do espanhol e escreverão textos em português. O executivo evitou projeções para o novo negócio.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página