Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Samsung deve lançar relógio inteligente no próximo mês

Sul-coreana pode suplantar a rival Apple, que prepara modelo semelhante, o iWatch

DO "FINANCIAL TIMES"

A Samsung vai superar a Apple na corrida para trazer um novo aparelho eletrônico "vestível" ao mercado, ao lançar um smartwatch (relógio inteligente) no começo do mês que vem.

De acordo com diversas pessoas que conhecem seus planos, a companhia sul-coreana lançará o smartwatch Galaxy Gear no começo de setembro, antes da feira IFA de eletrônica, em Berlim. A Samsung se recusou a comentar.

A Apple, enquanto isso, vem contratando pessoal agressivamente para o projeto iWatch, nos últimos meses, mas não deve lançar o aparelho antes do ano que vem.

Resta saber se qualquer das duas companhias será capaz de superar os desafios de usabilidade, tamanho de tela e duração de bateria que prejudicaram relógios inteligentes anteriores.

Embora não tenha sido o primeiro celular a oferecer navegação na Web e aplicativos, o iPhone, lançado pela Apple em 2007, resultou em forte crescimento do mercado de smartphones, que as duas empresas hoje dominam. Nos aparelhos móveis de alto preço, como os tablets, a Samsung segue de perto a liderança da Apple, tática que contribuiu para as amargas disputas judiciais das duas companhias.

Na computação "vestível", vista por alguns como a próxima grande tendência em aparelhos móveis, a Samsung pode ganhar vantagem sobre a rival --e usuária de seus componentes-- se conseguir convencer os compradores de que eles desejam o aparelho a ser lançado. Os anteriores, como o SmartWatch, da Sony, e o Spot, da Microsoft, não conseguiram sucesso quanto a isso.

Embora ainda não esteja claro o que o iWatch fará, o Galaxy Gear aparentemente exibe mensagens e notificações recebidas pelo smartphone ao qual esteja vinculado. O aparelho terá mais em comum com os relógios inteligentes de startups como a Pebble ou a MetaWatch do que com aparelhos vestíveis para exercícios físicos.

Daniel Kim, analista do Macquarie, disse que o smartwatch da Samsung "claramente estará disponível no futuro próximo".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página