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Pedágio fica até 77% maior em leilões do final do ano
Teto para BR-060/153/262 será de R$ 5,94 por 100 km; há 1 ano, era R$ 3,36
Para a BR-163, edital determina preço máximo de R$ 5,50 por 100 km, alta de 74% sobre o previsto, de R$ 3,17
O teto dos pedágios das duas próximas rodovias a serem leiloadas neste ano ficou até 77% acima do planejado inicialmente pelo governo.
Em outubro do ano passado, o governo colocou em consulta pública estudos de nove trechos de rodovias, entre eles os das BR-163 (MT) e BR-060/153/262 (DF/GO/MG).
Desde então, com a pressão do setor privado, parâmetros estão sendo modificados para aumentar a taxa de retorno das empresas.
Pelas regras do leilão, o valor do pedágio é o critério de escolha do vencedor: ganha o menor preço. Por isso, o governo espera redução dos valores máximo previstos. Na última concorrência, o desconto oferecido pela vencedora foi de 42%.
De acordo com o edital publicado ontem pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), a BR-163 --que será leiloada a partir de 25 de novembro-- terá o valor máximo de pedágio aceito de R$ 5,50 por 100 km.
Nos primeiros estudos, um ano atrás, o governo imaginava que esse teto seria de R$ 3,17. Ou seja, a tarifa-teto final ficou 74% maior.
Já na BR-060/153/262, cuja entrega de propostas está prevista para 2 de dezembro, o valor máximo de pedágio ficou em R$ 5,94 por 100 km. Há um ano, o valor estava em R$ 3,36 (aumento de 77%).
AMEAÇA
O governo sempre resiste a aumentar os valores-teto, como pedem as companhias. Mas, diante da ameaça de não haver interessados, cede.
Foi o que ocorreu em janeiro, quando as companhias informaram que não entrariam no leilão de duas estradas, e o governo aumentou a taxa de rentabilidade de 5,5% para 7,2% ao ano.
Essa medida, contudo, não foi suficiente para dar rentabilidade a alguns trechos. Para aumentar a expectativa de ganho das empresas, desta vez o governo mudou parâmetros de crescimento da arrecadação dos pedágios.
No caso das duas rodovias que serão leiloadas neste ano, a redução da expectativa de receita foi de cerca de 20%. Para compensar a queda de receita, o valor do pedágio precisa subir.
PERCALÇOS
No mês passado, o governo fracassou na tentativa de leiloar a rodovia BR-262/MG-ES. Não houve empresas interessadas na concessão.
Pedágio alto, obras em curto prazo e dependência do Dnit para viabilizar a rodovia foram as causas apontadas.