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Leilão de trechos de rodovias tem cinco interessados

Vias atendem a áreas industriais e agrícolas; grupos podem ter dificuldade para participar de várias concessões

DIMMI AMORA DE BRASÍLIA

Cinco grupos apresentaram proposta no leilão de concessão de trecho de 1.177 km das rodovias BR-060/153/262 (DF/GO/MG), iniciado ontem. O vencedor será conhecido amanhã.

Segundo a ANTT (agência reguladora responsável pelo leilão), os cinco grupos que vão disputar a concessão são Construtora Queiroz Galvão, Invepar, CCR, Triunfo Participações e Investimentos e um consórcio liderado pela Ecorodovias.

As propostas do trecho leiloado ontem serão abertas amanhã pela manhã. Vence quem oferecer a menor tarifa de pedágio, cujo valor máximo foi fixado em R$ 5,94 por 100 quilômetros.

O trecho da BR-060 concedido liga Brasília a Goiânia, passando por Anápolis, onde há um importante polo agroindustrial da região Centro-Oeste. Nessa parte, a estrada já é duplicada.

O da BR-153 vai de Goiânia à divisa de Minas Gerais com São Paulo e tem sido cada vez mais usado para escoamento da produção agrícola da região e requer duplicação.

Já o trecho da BR-262, que passa pelo Triângulo Mineiro e vai até a região metropolitana de Belo Horizonte, tem alto fluxo de veículos por ligar duas regiões economicamente importantes do Estado. Também será duplicado.

FÔLEGO MENOR

No primeiro leilão rodoviário promovido pelo governo federal neste ano, em setembro, foram oferecidos dois lotes. Apenas um atraiu interessados --a BR-050 (MG/GO), que foi disputada por oito grupos. No leilão seguinte, o da BR-163 (MT), sete companhias concorreram.

O número menor de concorrentes começa a refletir problemas que vinham sendo apontados no programa de concessões federais por companhias interessadas.

O primeiro é o número elevado de concessões em um curto espaço de tempo. As empresas não estão tendo tempo suficiente para fazer vários estudos e estão sendo obrigadas a focar algumas concorrências.

Além disso, poucas empresas serão capazes de assumir várias concessões já que os programas de investimento preveem uso de grande volume de recursos num espaço de tempo pequeno, o que estaria além da capacidade da maioria das empresas.

A Odebrecht Transport, a Galvão Engenharia e um consórcio liderado pela Construtora Fidens, que participaram da concorrência da BR-163 na semana passada, não apresentaram proposta ontem.

A Odebrecht venceu a concorrência da BR-163 (MT) e do aeroporto do Galeão.

O governo prevê a realização de mais dois leilões de rodovias neste ano: BR-163 (MS) e BR-040 (DF-MG). Para o início de 2014, ele ainda quer fazer pelo menos um leilão de ferrovia e cerca de 30 leilões de terminais portuários.


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