Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Análise

Compare fundo com título público antes de optar

Conforme custos do fundo, ganho pode não compensar; veja cálculos

SAMY DANA ESPECIAL PARA A FOLHA

Nos fundos de investimento, independentemente do perfil, o CDI (Certificado de Depósito Interfinanceiro --taxa média de juros cobrada em empréstimos entre bancos) é usado como referência de desempenho.

Historicamente, o CDI sempre foi menor do que a taxa básica de juros da economia, a Selic, hoje em 10,5% ao ano.

Essa diferença pode ser explicada pelo fato de que, na hora do fechamento do caixa dos bancos, o mercado já encerrou as operações, e, por isso, os bancos aceitam emprestar a taxas menores que a do governo.

Para quem investe no Tesouro Direto em LFT (Letras Financeira do Tesouro), indexadas à Selic, o rendimento fica acima de 100% do CDI.

Considerando que é possível aplicar por conta própria no Tesouro Direto a custos menores que os cobrados em fundos de investimento, só compensa procurar fundos que ofereçam remuneração superior a essa e risco relativamente baixo.

E essa não é uma tarefa fácil, dadas as altas taxas de administração cobradas, principalmente de investidores com menos de R$ 100 mil, que "comem" boa parte da rentabilidade dos produtos.

Considerando a Selic atual, o CDI estimado em 10% e uma taxa de administração de fundo de 1,5% ao ano, verifica-se que é necessário um retorno do fundo de ao menos 120% do CDI para que empate com o ganho no Tesouro Direto.

Para compensar o desnível causado pela taxa de administração, o gestor do fundo fica obrigado a buscar ativos mais arriscados, que nem sempre se transformam em um retorno interessante.

Ao investidor, cabe analisar criteriosamente quem são os gestores mais habilidosos para compensar as altas taxas de administração. Se não achar, os títulos públicos de baixo risco podem ser uma alternativa mais rentável.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página