Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bússola

Mande sua pergunta para coluna duvidainvest@uol.com.br / twitter: @folha_mercado

Como iniciar meus investimentos em ações? É válido entrar em um fundo?

A.C., de Salvador (BA)

RESPOSTA DO PROFESSOR WILLIAM EID, DA FGV - Em primeiro lugar, entenda que investir em ações é investir em empresas, e que a maturação dos investimentos leva tempo. Então, pense em 10 ou 15 anos como prazo para seu investimento.

Em segundo lugar, é preciso saber que analisar empresas é uma tarefa muito difícil. Os profissionais que fazem isso não avaliam só números da empresa, mas, e sobretudo, aspectos qualitativos, como gestão, concorrência e mercados.

Isso significa que, para um investidor comum, essa é uma tarefa impossível. Daí que é muito melhor investir em bom fundo de investimentos em ações do que se aventurar no mercado por conta própria --especialmente se você é iniciante.

O gestor do fundo vai fazer o trabalho de seleção para você, acompanhar o mercado e as empresas, tomando as decisões mais apropriadas para seu investimento.

É claro que é preciso selecionar bem o fundo. Veja nos diversos rankings disponíveis no mercado quais são eles, mas também faça sua lição de casa e analise como é que foi o comportamento deles no passado, para ter uma ideia da consistência da gestão.

Também é preciso levar em conta os custos cobrados pelo fundo, como taxa de administração, que, se forem elevados, podem corroer boa parte do rendimento obtido no produto. Compare taxas antes de optar.

EU INVISTO EM

Milena Machado,apresentadora

"Meu perfil é conservador. Invisto em poupança pela flexibilidade desse investimento"


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página