Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

BC europeu sinaliza que pode adotar estímulos

Órgão está preocupado com inflação baixa

DA REUTERS

O Banco Central Europeu (BCE) está pronto para usar qualquer coisa dentro de seu leque de ferramentas de políticas monetárias se a inflação permanecer muito baixa por tempos demais, disse o presidente do organismo, o italiano Mario Draghi.

Draghi disse que ele e seus colegas de BCE esperam um período prolongado de inflação baixa, mas que, caso isso se arraste por muito tempo, medidas serão tomadas.

Isso marca uma mudança significativa de tom em relação ao mês passado, quando ele aparentemente definiu um limiar bem alto para agir.

"Vamos monitorar bem de perto os acontecimentos e avaliaremos todos os instrumentos disponíveis a nós", disse Draghi, ontem.

Ele acrescentou que a impressão de dinheiro --"quantitative easing" (programa de compra de ativos, como o adotado pelo BC dos EUA desde o fim de 2012)-- foi discutida na reunião de política monetária de ontem, quando a taxa de juros foi mantida em 0,25% ao ano.

A inflação na zona do euro ficou em 0,5% no mês passado, nível visto pela última vez em 2009, quando a economia do bloco --hoje formado por 18 países-- estava em profunda recessão.

Essa desaceleração nos preços é preocupante porque indica que a demanda é fraca, com as empresas tendo que reduzir preços para atrair os consumidores disponíveis.

Em alguns países (Grécia, por exemplo), há um quadro de deflação faz alguns meses.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página