Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mercado aberto

MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br

Garantia estendida crescerá 8% neste ano, diz entidade

Mesmo com o endurecimento das regras para a venda de seguros de garantia estendida no país, a CNseg (Confederação Nacional de Seguradoras) projeta uma alta no volume de prêmios desse segmento neste ano.

A modalidade protege produtos contra defeitos funcionais após o término da garantia do fabricante. A venda é muito comum em redes varejistas, no momento da compra de eletrodomésticos e de outros equipamentos.

"Esse setor vem se desenvolvendo e deverá se expandir 8% em 2014", afirma Marco Antonio Rossi, presidente da entidade.

Em 2013, foram 26,7 milhões de consumidores desse produto e 2,1 milhões de sinistros regulados, segundo a confederação.

A nova resolução do CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados), que começa a valer no dia 18 de junho, proíbe, entre outras coisas, condicionar a venda ou o desconto de produtos à contratação de planos de seguros.

A regra também permite a desistência desse tipo de contratação em até sete dias e torna os varejistas corresponsáveis pelos seguros.

"O momento certo para a venda de apólices é na hora da compra do produto, mas não é de interesse nem das seguradoras nem dos varejistas que a venda seja casada a algum tipo de benefício", acrescenta Rossi.

A CNseg lançará em maio uma campanha de esclarecimento com informações sobre o seguro garantia estendida, com foco nos direitos do consumidor.

O mercado possui atualmente 98 milhões de certificados ativos.

TROMPETAS E INVESTIDORES

De olho em negócios nos setores de infraestrutura, educação e seguros, a prefeita do distrito financeiro de Londres, Fiona Woolf, virá ao Brasil com uma missão empresarial britânica.

Entre os dias 7 e 14 de maio, ela irá a Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Em São Paulo, Woolf terá um encontro com o prefeito Fernando Haddad.

O baixo crescimento do PIB não parece assustar a prefeita londrina.

"Queda de PIB tem ocorrido em muitos países recentemente e o importante é que o Brasil está pensando no futuro", disse Woolf.

"O país tem muitas obras de infraestrutura que pretende fazer e uma larga extensão territorial", diz.

"Creio que o Reino Unido pode colaborar nisso, especialmente nos diferentes segmentos de energia, bem como na área de educação. Além disso, pode ser muito interessante para empresas brasileiras que queiram se expandir no exterior ou estar na Bolsa [londrina]."

A prefeita estima que seu país já tenha recebido cerca de 6 mil brasileiros no Ciência sem Fronteiras.

Segurança... O Secovi-SP (sindicato da habitação) e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo assinaram um convênio com o objetivo de implementar um programa de prevenção contra delitos em condomínios.

...coletiva Entre as ações previstas estão a produção de cartilhas para síndicos, palestras e campanhas para moradores e funcionários.

BOLSO ALEMÃO

A expectativa de renda do consumidor alemão atingiu neste mês o nível mais elevado desde 1991, quando a primeira pesquisa foi conduzida após a reunificação do país, segundo a GfK.

O indicador subiu 6,7 pontos e chegou a 52,3 em abril --quanto mais alto o número, melhor a situação.

O resultado é reflexo da estabilidade no mercado de trabalho, o que elevou o otimismo dos funcionários em relação aos aumentos salariais, segundo a consultoria.

Os primeiros acordos coletivos celebrados neste ano no país definiram índices reais de reajuste acima de 3%.

A confiança é reforçada pelo abrandamento da subida dos preços na Alemanha --a taxa de inflação caiu para 1% em março--, o que também proporciona uma maior crescimento da renda, ainda de acordo com a empresa.

Apesar do bom humor sobre os salários, os alemães mantêm o clima de prudência: a pesquisa apontou queda na propensão ao consumo.

APREENSÕES INGLESAS

A situação econômica é apontada pela população da Inglaterra como a principal questão do país hoje. Pesquisa da Ipsos deste mês mostra que o assunto preocupa 36% dos entrevistados.

Apesar de ser o primeiro item do ranking, houve uma queda na comparação com o mesmo período do ano passado, quando 49% dos ingleses se diziam apreensivos com a economia. A parcela também é a menor registrada desde junho de 2008.

Quase 35% citaram pelo menos uma de outras três questões relacionadas à economia (desigualdade, inflação e salários baixos). Os homens são os mais preocupados com finanças pessoais (37% contra 31% das mulheres).

Água... A Limpidus, rede de serviços de limpeza comercial, planeja a abertura de 15 novas unidades até o final deste ano, o que deverá expandir o negócio em cerca de 15% em relação ao ano passado, segundo a empresa.

...e sabão Hoje, a marca possui cem franqueados e aproximadamente 2.000 clientes ativos, com 50% do mercado concentrado no Estado de São Paulo. Entre as áreas atendidas estão shoppings e escritórios, entre outros segmentos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página