Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mercado aberto

MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br

Ypê terá fábrica de produtos de limpeza no CE

A Química Amparo, indústria paulista de produtos de higiene e limpeza doméstica dona da marca Ypê, vai construir uma fábrica no Ceará.

A planta ficará em Pacajus (cerca de 55 quilômetros ao sul de Fortaleza) e será a sexta da marca no país.

Conforme o protocolo de intenções formalizado com o governo cearense, o grupo planeja investir R$ 150 milhões no empreendimento.

Procurada, a empresa informou que a direção não se pronunciaria sobre o assunto, mas confirmou, por meio de nota, a implantação da nova unidade no Ceará.

A área que receberá a planta já foi comprada pela companhia. O imóvel tem 130 mil metros quadrados e fica às margens da BR-116.

A produção deverá atender parte do Nordeste e ainda a região Norte do país.

"A empresa informou que também tem planos futuros para exportar seus produtos pelo Estado, por meio do porto do Pecém", afirma Alexandre Pereira, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do Ceará.

O protocolo assinado prevê a geração de 370 postos de trabalho no local.

A empresa receberá incentivos, como redução na cobrança de ICMS, ainda de acordo com o secretário.

"O documento prevê que os benefícios sejam concedidos apenas depois que os investimentos forem feitos."

Fabricante de produtos como detergente, sabão em pó e palha de aço, a Química Amparo também é dona das marcas Perfex, Assolan e Atol. Hoje, a companhia tem em operação duas fábricas no interior de São Paulo, duas em Goiás e uma na Bahia.

reservas para a COPA

Mesmo fora da alta temporada, maio foi o segundo melhor mês para o setor hoteleiro neste ano, atrás apenas de fevereiro, segundo pesquisa da Cielo, da área de cartões e transações eletrônicas.

As vendas do segmento tiveram um crescimento deflacionado de 7,4% no mês passado, na comparação com o mesmo período de 2013, de acordo com o ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado).

No mesmo mês, o varejo de forma geral cresceu 5,5%.

"Os dados indicam que as reservas para a Copa impactaram de forma positiva o desempenho do setor em maio", diz Gabriel Mariotto, da área de inteligência da Cielo.

As regiões Norte e Centro-Oeste foram as que tiveram os maiores aumentos reais no período avaliado. No Nordeste, no entanto, o setor registrou recuo de 3,9% no mês.

Para calcular o índice, a Cielo utiliza a sua base de dados, que inclui 1,4 milhão de pontos de venda ativos em todo o país e 5 bilhões de transações por ano. A empresa avalia o desempenho de 24 diferentes setores do varejo.

VOO DIRETO

A CVC fechou parceria com a companhia aérea Aerolíneas Argentinas e passará a vender pacotes de viagem com voos diretos entre São Paulo e Mendoza.

O novo produto faz parte de uma estratégia da empresa de oferecer destinos diferentes dos convencionais.

"Em 2010, eram 850 milhões de turistas no mundo. Em 2020, serão 1,6 bilhão. O [museu do] Louvre, a Capela Sistina e outros locais tradicionais não poderão atender em dobro", diz Luiz Falco, presidente da CVC.

"Precisamos criar destinos exclusivos, não tão volumosos", acrescenta.

A companhia também pretende acabar com o estereótipo de que é uma agência focada na classe C.

"Esses voos para Mendonza miram no público de alta renda porque é ele que já foi para outras cidades argentinas. As classes B e C ainda estão indo para Buenos Aires e Bariloche."

Hoje, cerca de 60% dos clientes da CVC são da classe B, 25% da C e 15% da A, de acordo com o executivo.

BOLÃO

Ivan Jancikic, croata e diretor da Leroy Merlin

Filho de croatas, mas nascido no Brasil, Ivan Jancikic, diretor da Leroy Merlin, assistirá a abertura da Copa no Itaquerão: "Usei meu passaporte croata para comprar o ingresso."

O executivo acredita que o Brasil ganhará hoje, mas aposta na Croácia nos jogos contra Camarões e México.

"Chegando na segunda fase, a vida [da seleção] não será tão difícil. Talvez até cheguemos às semifinais", acrescenta Jancikic.

Sinal... Patrocinadora dos jogos da Copa, a Oi vai comercializar chips de celular pré-pago e recargas nos 12 estádios do Mundial.

...no estádio A venda será feita em totens, semelhantes a caixas eletrônicos. O chip pré-pago custará R$ 10 e o seu DDD será o da cidade-sede.

Inovação... O Sebrae projeta 80 mil atendimentos neste ano no programa Sebraetec, que viabiliza praticas inovadoras nos pequenos negócios.

...para pequenos No ano passado, foram 78 mil. O programa seleciona empresas para prestar consultoria em áreas como design e produtividade.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página