Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Transação pode ser feita com uso de internet

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Outra possibilidade de vendas pelo celular é com a tecnologia NFC (Near Field Communication), na qual a operação é autorizada com a aproximação dos aparelhos da empresa e do comprador.

O sistema começou a ser incorporado aos telefones celulares no país no segundo semestre de 2011. Em setembro deste ano, surgiu o PagSeguro NFC (serviço do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

A tecnologia permite que celulares compatíveis da Nokia façam as transações usando aplicativos e conexão com a internet.

"O comprador não paga nada e o vendedor paga uma taxa percentual sobre a transação, que varia de acordo com o segmento e o volume de transações", diz Igor Taquehara, gerente de projetos do PagSeguro.

Atualmente, Sony, LG, Samsung e RIM (BlackBerry) estão começando a incorporar o NFC aos aparelhos mais avançados.

Além disso, a operadora de telefonia celular Oi se uniu a Banco de Brasil, Cielo e Paggo para oferecer o sistema Oi Paggo em outubro de 2011.

Ele permite receber com o próprio celular, apenas com um chip da Oi e trocando informações entre comprador e vendedor por mensagens SMS com a Cielo.

"Os principais consumidores desse serviço são os pequenos empreendedores, como autônomos e profissionais liberais, mas micro e pequenos empreendedores também devem se beneficiar da solução", diz Massayuki Fujimoto, CEO da Paggo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página