Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Produção menor evita queda nas reservas da Petrobras

DO RIO

A menor produção da Petrobras em 2012 ajudou a empresa a registrar saldo positivo nas reservas provadas de petróleo no Brasil, que, mesmo assim, subiram apenas 0,5% em relação a 2011, para 13,284 bilhões de barris.

Em 2011, as reservas da Petrobras cresceram 2,3%, e, no ano anterior, 7%.

Reservas provadas são aquelas que podem ser estimadas com grande precisão e que oferecem condições técnicas para a extração e a comercialização do petróleo.

"A Petrobras sempre se destacou no mercado por aumentar a reserva todo ano. Neste ano ela conseguiu manter a alta, mas, se a produção tivesse sido maior, as reservas teriam ficado abaixo das de 2011", afirmou o analista da corretora Geração Futuro Lucas Brendler.

Se somada a produção de gás natural, as reservas da empresa subiram 0,2% em 2012 ante 2011, para 16,440 bilhões de boe (barris de óleo equivalente).

"O mercado esperava mais reservas, já era hora de incorporar mais reservas do pré-sal", avaliou Brendler.

Em 2012, foram incorporados 579 milhões das reservas do pré-sal, fruto do sucesso das atividades de perfuração na região e das respostas positivas dos sistemas em produção, informou a Petrobras.

Em 2011, o pré-sal contribuiu com 978 milhões de barris para as reservas.

As reservas provadas de uma empresa petrolífera só podem ser incorporadas depois da declaração de comercialidade dos campos.

A Petrobras informou que no ano passado declarou comercialidade dos campos de Tartaruga Verde e Tartaruga Mestiça, na bacia de Campos; Baúna e Piracaba, na bacia de Santos; e Piranema Sul e Arapaçu, na bacia de Sergipe-Alagoas.

Entraram também reservas relativas a descobertas próximas a infraestruturas já existentes nos campos de Golfinho, na bacia do Espírito Santo; Marlim Sul, na bacia de Campos; e de Araçás, Cexis, Fazenda Panelas e Taquipe, na bacia do Recôncavo. (DL)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página