Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Fukushima dá sinais de novo vazamento

Elementos radioativos foram encontrados ao redor de tanque de água contaminada

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Tepco (Tokyo Electric Power Company), responsável pela usina nuclear de Fukushima, no Japão, informou ontem que até 120 toneladas de água radioativa podem ter vazado de um tanque subterrâneo para o solo.

Enterrado a seis metros de profundidade, o tanque recebe parte da água usada no resfriamento da usina. Ele tem três lâminas para evitar vazamentos e mede 60 metros de comprimento por 53 de largura.

Segundo a Tepco, indícios de contaminação foram encontrados entre as camadas impermeáveis do tanque e no solo ao redor do mesmo.

Apesar de o depósito estar localizado a cerca de 800 metros do mar, a operadora disse considerar improvável que os resíduos possam chegar ao oceano.

Para remediar a situação, a empresa começou ontem a transferir, com o auxílio de bombas, as 13.000 toneladas de água contaminada armazenadas no local.

O líquido será levado para tanques auxiliares. A operação deve durar cerca de três dias.

TSUNAMI

Desde o terremoto seguido de tsunami que atingiu a região em março de 2011, a Tepco já usou cerca de 250 mil toneladas de água para evitar o superaquecimento dos reatores da usina, que teve seu sistema original de refrigeração danificado.

A água contaminada é armazenada em sete piscinas subterrâneas e em outros tanques que ocupam quase toda a área da central nuclear.

A companhia disse que o vazamento atual parece ser o maior registrado desde 2011, quando a água contaminada chegou ao oceano Pacífico, no pior acidente nuclear desde o de Tchernobil, em 1986.

Na última sexta-feira, a operadora já havia anunciado a desativação, por três horas, do sistema de refrigeração da piscina de combustível usada no reator 3


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página