Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Blogueira de moda vira símbolo de atos

CHICO FELITTI DE SÃO PAULO

Gökçe Algan, 26, é "a cara da juventude manifestante turca", elege um texto que está sendo replicado e "retuitado" nas redes sociais do país. O rosto atualmente combina maquiagem com hematomas causados por confrontos com a polícia.

Internacionalista formada por Galatasaray (o liceu do qual saiu o time de futebol), Algan trabalhou no quartel-general da ONU em Nova York e fez mestrado em Paris antes de decidir voltar a Istambul há dois anos para trabalhar com moda. Hoje é blogueira de estilo das mais lidas do país, mas não deixou a política.

"Eu estava feliz de volta à minha cidade, mas na sexta me dei conta de que estava mesmo na Turquia", diz ela à Folha. A diferença, no caso, foi um confronto com um blindado da polícia. Gökçe andava com amigas por Harbiye, um dos bairros mais ricos da cidade, quando policiais fecharam as duas vias da rua.

"Eles perceberam que estávamos indo protestar no parque de Taksim." Até porque era um grupo de 50 pessoas, carregando lima para pingar nos olhos no caso de contato com gás lacrimogêneo, tática dos manifestantes. "Imediatamente, a rua ficou enfumaçada, era como se estivéssemos numa nuvem", conta.

No meio da fumaça, ela se desgarrou do grupo. "Quando consegui ver alguma coisa, era um tanque da polícia, a menos de um metro de distância." Um jato d'água atingiu seu 1,60 m. "Enquanto eles me acertaram duas vezes, gritavam: Essas putas!'"


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página