Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Análise

Bebida é alvo em campanha do governo chinês contra excessos

JAMES KYNGE DO "FINANCIAL TIMES"

As campanhas chinesas para promover a frugalidade e esmagar a corrupção estão prejudicando as vendas de produtos de luxo como relógios, roupas, carros, apartamentos e jatinhos privados.

O passado ensina que essas iniciativas têm duração limitada. Mas quem espera que a atual ação do governo seja passageira se decepcionará.

O novo presidente, Xi Jinping, vê a luta contra a corrupção como um dos objetivos que definirão sua administração. O homem que recebeu a responsabilidade pelo combate ao crime no novo comitê permanente do Politburo foi Wang Oishan, com histórico forte na implementação rigorosa de medidas.

Medidas disciplinares muito divulgadas foram tomadas contra funcionários apanhados se banqueteando com dinheiro público, adquirindo múltiplos imóveis de luxo ou oferecendo "presentes" caros em troca de favores.

Isso teve impacto considerável sobre a venda dos produtos e serviços de luxo.

As passagens aéreas de primeira classe tiveram queda de vendas de 10% nos últimos meses; os preços do maotai estão caindo; e, de acordo com Shen Danyang, porta-voz do Ministério do Comércio, as vendas de sopa de barbatana de tubarão caíram 70% este ano, enquanto as de ninhos de andorinha comestíveis, outra iguaria, registram 40% de baixa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página