Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

China registra novo confronto entre policiais e islâmicos

Ao menos 11 morreram em ataque em Xinjiang

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Onze pessoas morreram, incluindo dois policiais, após um ataque de manifestantes da etnia uigur a um posto policial em Xinjiang, na China.

Os manifestantes chegaram ao posto na cidade de Srikbuya com facas e machados no final da tarde de sábado e, segundo um porta-voz do grupo étnico, foram recebidos a tiro pelos policiais. Dezenas de manifestantes foram presos e outros dois policiais ficaram feridos.

A região tem sido palco de atos recorrentes de violência entre os uigures, muçulmanos de língua turca, e os han, a etnia majoritária na China.

No fim de outubro, os ataques chegaram ao coração do país: três manifestantes incendiaram um carro na praça Tiananmen, matando a si próprios e mais dois turistas. Outras 40 pessoas ficaram feridas.

Diversos uigures e funcionários de governo foram mortos em confrontos nos últimos anos, principalmente na região de Xinjiang, onde vivem cerca de 9 milhões de uigures. Não há números oficiais sobre as vítimas.

A região de Xinjiang faz fronteira com Afeganistão, Paquistão, Cazaquistão, entre outros países. Os uigures dizem sofrer discriminação econômica e social e restrições culturais e religiosas.

Segundo o Congresso Mundial Uigur, formado por exilados no exterior, os manifestantes foram mortos por um time de elite da polícia, apesar de apelos dos moradores locais para que eles não atirassem.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página