Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Milhares de russos são afetados por sanções

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

As sanções aplicadas pelos Estados Unidos à Rússia anteontem por causa da anexação da Crimeia começam a ser sentidas pelo menos entre os clientes do banco Rossiya, a única entidade financeira sancionada até agora.

As empresas americanas Visa e Mastercard suspenderam suas operações com o banco, que tem entre seus clientes 470 mil pessoas e 24 mil empresas.

A companhia de transferência de dinheiro Western Union também não vai mais prestar serviço ao banco.

A entidade, que atende pessoas próximas ao Kremlin, terá operações com dólares congeladas, segundo autoridades americanas.

O Sobinbank, uma filial do Rossiya, e os bancos SMP e Investkapitalbank, de propriedade dos irmãos Arkadi e Boris Rotenberg, amigos de Putin e também afetados pelas sanções, foram atingidos.

Putin determinou que o banco central russo ajude o Rossiya e, com sarcasmo, disse que ele pessoalmente não tem conta no banco, mas que abrirá uma na próxima segunda-feira.

A União Europeia também ampliou a lista de pessoas punidas, acrescentando 12 autoridades, entre elas o vice-primeiro-ministro Dimitri Rogozin, assim como conselheiros de Putin.

O presidente também disse que, por enquanto, não vai responder com novas retaliações. Anteontem, a Rússia sancionou nove autoridades americanas.

A bolsa russa MICEX caiu cerca de 3% ao abrir ontem. As agências de classificação de risco Standard & Poor's e Fitch anunciaram a queda da perspectiva da avaliação da economia russa de "estável" para "negativa".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página