Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Partido de Mandela vence eleição na África do sul

Com o resultado, CNA mantém a maioria e Jacob Zuma deve ser reeleito presidente

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Conforme esperado, o partido governista da África do Sul, o Congresso Nacional Africano (CNA), venceu as eleições do país com 62,16% dos votos, segundo a comissão eleitoral divulgou ontem.

Os resultados parciais mostram que o principal partido opositor, a Aliança Democrática, ficou com 22,22%. Em terceiro, aparece o partido esquerdista Combatentes para Liberdade Econômica, com 6,335%.

O CNA, partido do ex-presidente Nelson Mandela, manteve a maioria no Parlamento, o que permitirá a reeleição do presidente Jacob Zuma para mais cinco anos.

A agremiação comanda o país desde o final do regime do apartheid, em 1994. Foi a primeira eleição depois da morte de Mandela em dezembro do ano passado.

Apesar da vitória, o partido perdeu espaço em relação as últimas eleições, quando teve 66% dos votos e Zuma foi eleito presidente.

Apesar das acusações de corrupção e incompetência feitas pela oposição, o CNA mantém seu domínio devido à associação com Mandela. Porém, a crise econômica, o conflito sindical na mineração e a violência urbana no país são pontos críticos para o partido.

A sociedade sul-africana continua a ser desigual, em que brancos ganham em média seis vezes mais que os negros, são menos afetados pelo desemprego e continuam a ter melhor acesso à educação.

Nesta semana, Zuma defendeu uma grande maioria para que sejam feitas as reformas para tentar melhorar a situação do país. "Há certas coisas que precisam ser removidas para que possamos avançar", disse.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página