Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

EUA enviam equipe para ajudar a resgatar nigerianas

Grupo de militares chegou ontem ao país para auxiliar no combate ao Boko Haram

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Uma equipe de especialistas americanos chegou ontem à Nigéria para ajudar na busca e resgate das mais de 200 adolescentes sequestradas pelo Boko Haram.

O grupo islâmico, ligado à Al Qaeda, sequestrou as meninas em abril e ameaça vendê-las, o que gerou revolta na comunidade internacional.

Os Estados Unidos enviaram para a Nigéria uma equipe com sete militares e um especialista do Departamento de Estado. Ainda hoje é esperada a chegada de outros cinco oficiais.

"A tarefa é desafiadora e o tempo é ouro", disse Jen Psaki, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA.

O grupo vai dar assistência técnica para as investigações, ajudar nas negociações e aconselhar sobre operações militares, além de fornecer informações de inteligência.

"Equipe chegando. Situação muito difícil. Determinados a fazer tudo que pudermos para ajudar", disse o secretário de Estado americano, John Kerry.

Também ontem, a ONG Anistia Internacional declarou que o governo nigeriano soube do sequestro antes que ele acontecesse.

Segundo a organização, as autoridades receberam um alerta quatro horas antes de os terroristas raptarem as adolescentes. A Nigéria, porém, não conseguiu agir porque temia que os terroristas estivessem mais bem preparados do que o Exército.

"O fato de que as forças armadas nigerianas sabiam do ataque iminente do Boko Haram, mas falharam em tomar as medidas para preveni-lo, apenas aumenta o clamor nacional e internacional contra esse crime horrível", disse Netsanet Belay, diretor da Anistia na África.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página