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Falso intérprete de funeral de Mandela ressurge em anúncio

DE SÃO PAULO

"Oi, eu sou Thamsanqa Jantjie, do funeral do Nelson Mandela e, acredite em mim, eu sou um verdadeiro intérprete". É assim que começa o novo comercial da empresa israelense LiveLens, especializada em aplicativos de vídeos para internet.

A propaganda, disponível no YouTube, tem como estrela o falso intérprete que ficou conhecido quando não conseguiu fazer a tradução, para a linguagem de sinais, dos discursos feitos durante cerimônia em homenagem ao líder sul-africano, em dezembro de 2013.

Na época, ele culpou problemas mentais e se internou em uma clínica psiquiátrica.

No comercial, enquanto Jantjie pede desculpas pelo episódio e garante que consegue traduzir para a linguagem de sinais, uma voz feminina o desmente.

A propaganda, de pouco mais de um minuto, mostra ainda o intérprete em cenas surreais. Ele dança, monta a cavalo e tem a cabeça cortada durante uma entrevista.

A LiveLens é uma empresa de aplicativos de internet que transmite vídeos ao vivo e recentemente conseguiu um investimento de US$ 2 milhões. Sua sede fica em Israel.

A propaganda foi alvo de críticas nas redes sociais. Em entrevista ao canal americano NBC, o diretor de marketing da empresa se defendeu: "Nós decidimos que o cara que teve a pior apresentação ao vivo da história era a melhor pessoa [para fazer a propaganda]", disse Sefi Shaked.

Para filmar o anúncio, a empresa teve que tirar Jantjie da clínica psiquiatria em que ele mora, segundo a NBC.

Shaked disse que a companhia contratou, em fevereiro, um jornalista que falava zulu para convencer o hospital a deixar Jantjie sair por um dia para resolver questões familiares. A propaganda foi filmada em poucas horas.

Pelo Twitter, a LiveLens disse que deu ao sul-africano uma segunda chance.

"Ele tem problemas mentais e cometeu um erro. Por isso deveria ser banido para sempre?".

Assista à propaganda em
folha.com/no1452011


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