Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

ilustrada em cima da hora

Morre aos 83 anos, em NY, o designer Massimo Vignelli

Italiano vivia nos EUA e ficou conhecido por seu mapa do metrô

DE SÃO PAULO

O designer gráfico italiano Massimo Vignelli morreu nesta terça (27), aos 83, em Nova York, onde vivia. A causa da morte não foi informada.

Radicado nos EUA havia cerca de quatro décadas, Vignelli ficou conhecido por desenvolver a identidade visual de diversas empresas norte-americanas, como a companhia aérea American Airlines e a loja de departamento de luxo Bloomingdale's, além de ser responsável por uma das versões do mapa do metrô de Nova York, lançada em 1972.

Marcado pelas formas geométricas e o uso da cor, o mapa recebia reações distintas: elogiado por alguns, ele também foi criticado por quem dizia que o desenho era pouco fiel à geografia da cidade.

"Não era um mapa. Era um diagrama", disse em entrevista ao jornal "The New York Times", em 2012.

O mapa foi usado por sete anos e substituído por nova versão. O desenho é parte do acervo do MoMA, o Museu de Arte Moderna de Nova York.

O designer também desenvolveu móveis, eletrodomésticos e embalagens.

Em 1971, ele fundou com sua mulher, Lella, a Vignelli Associates. Juntos, receberam em 2003 o prêmio nacional de design pelo conjunto da obra, do Cooper-Hewitt National Design Museum, também em Nova York.

Vignelli deixa dois filhos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página