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Duda nega ter recebido acima do permitido na Colômbia

Publicitário, que cuida da campanha de opositor, foi acusado de receber mais do que o autorizado pela lei

SYLVIA COLOMBO DE SÃO PAULO

O publicitário brasileiro Duda Mendonça negou que esteja recebendo acima do teto permitido pela lei colombiana para fazer a campanha eleitoral do candidato opositor à Presidência, Óscar Iván Zuluaga. A acusação foi feita pela imprensa do país.

"É 100% invenção, coisa de reta final de eleição, onde vale qualquer coisa", disse Mendonça à Folha.

O publicitário, que fez no Brasil a campanha que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, divulgará uma carta na imprensa colombiana nos próximos dias.

"Sobrevivi a um mensalão no Brasil. Jamais me envolveria com algo parecido na Colômbia. É melhor pagar imposto do que pagar advogado", afirmou.

A acusação foi publicada primeiro pelo jornal colombiano "La República". Segundo o diário, Duda Mendonça estaria recebendo US$ 2 milhões pela assessoria.

No domingo, o jornalista Daniel Coronell, colunista da revista "Semana" acrescentou que Mendonça estaria atuando a partir do escritório de um paramilitar. A publicação é dirigida por um sobrinho do presidente Juan Manuel Santos, rival de Zuluaga na eleição.

O ex-presidente Álvaro Uribe, principal apoiador de Zuluaga, foi acusado diversas vezes durante sua gestão de ter ligações com os grupos paramilitares.

Depois das denúncias na imprensa, o líder do partido liberal na Câmara dos Deputados, Guillermo Rivera, pediu ao Conselho Nacional Eleitoral colombiano que investigue o caso.

Zuluaga venceu o primeiro turno das eleições, no último dia 25, com 29,25% dos votos contra 25,69% de Santos. A última pesquisa, do instituto Gallup, mostra empate entre eles no segundo turno, com ligeira vantagem do candidato de Uribe --48,5% a 47,7%. A definição é no dia 15.

ZORRO

Político linha-dura, Zuluaga defende suspender o acordo de paz com a guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). O acordo é uma das principais bandeiras de Santos.

Analistas políticos colombianos consideram que a intervenção de Mendonça está sendo essencial para a boa performance de Zuluaga. Ex-ministro de Uribe, ele era pouco conhecido entre os eleitores colombianos até o início do ano.

Entre outras coisas, Mendonça lançou uma marca usando o "z" do nome do candidato, identificando-o com o personagem Zorro.


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