Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Hamas viola sua própria trégua, diz Netanyahu

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O premiê israelense, Binyamin Netanyahu, acusou a facção palestina Hamas de violar sua própria oferta de trégua humanitária de 24 horas na faixa de Gaza, área que controla.

"O Hamas continua disparando contra nós enquanto falamos", declarou o premiê neste domingo (27) à rede de TV CNN.

Mais cedo, a facção aceitara uma trégua a partir das 14h locais (8h de Brasília) de domingo. Explosões, porém, foram ouvidas depois disso. Em resposta, Israel cancelou um cessar-fogo que anunciara e retomou seus ataques a Gaza.

"Nessas circunstâncias, Israel fará o que for necessário para defender seu povo", disse Netanyahu. Ele afirmou que o país continuará tentando desmantelar os túneis que o Hamas teria construído. "Claro que queremos deixar de disparar foguetes", disse.

O premiê recebeu um telefonema do presidente dos EUA, Barack Obama, que pediu um cessar-fogo "imediato e duradouro" em Gaza e se disse preocupado com as baixas civis.

Até o dia 27, morreram no atual conflito ao menos 1.023 palestinos (civis na grande maioria) e 46 israelenses (42 deles militares).No final da noite de domingo, o Conselho de Segurança da ONU decidiu emitir comunicado pedindo "cessar-fogo humanitário imediato e incondicional".

Também no domingo, Israel negou responsabilidade pela morte de 16 pessoas no ataque a uma escola da ONU em Beit Hanoun (Gaza) na quinta (24).

Peter Lerner, porta-voz do Exército do país, alegou que um morteiro foi disparado, mas caiu num pátio vazio da escola e não poderia ter causado as mortes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página