Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Manifestações em São Paulo pedem paz entre israelenses e palestinos

DE SÃO PAULO

Duas manifestações relacionadas ao atual conflito entre Israel e o grupo radical palestino Hamas na faixa de Gaza ocorreram neste domingo (27) em São Paulo.

No parque Ibirapuera, cerca de 30 pessoas realizaram "caminhada pela paz" em uma via interna do parque.

Organizado pelos promotores de Justiça Roberto Livianu ""judeu"" e Laila Shuhukair ""de origem palestina"", dirigentes do Movimento do Ministério Público Democrático, o ato reuniu simpatizantes de israelenses e palestinos sob o tema "Pouco importa quem tem razão, o que importa é a paz".

Para Shuhukair, "o Brasil traz uma simbologia muito positiva da convivência entre judeus e palestinos".

Livianu reclamou da crítica de Israel após o Brasil chamar de "desproporcional" a operação israelense em Gaza. Um porta-voz israelense chamou o Brasil de "anão diplomático".

"O Brasil não pode ser tratado dessa maneira. Tenho certeza de que essa manifestação não representa o pensamento do Estado de Israel", disse Livianu.

Simone Raskin, 65, afirmou que, enquanto o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, estiver no poder, "não vai haver paz". "E o Hamas é terrorista, todo mundo sabe", completou.

Outro ato, este inteiramente pró-Palestina e organizado por palestinos, movimentos sociais e partidos de esquerda, foi da avenida Paulista ao Ibirapuera. Segundo a PM, reuniu cerca de 250 pessoas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página