Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Brasil vai alertar sobre sintomas em aeroportos

DE BRASÍLIA

Frente à evolução do surto do ebola na África, os aeroportos brasileiros com voos internacionais vão passar a veicular mensagens de alerta sobre os sintomas da doença a partir deste sábado (9).

Sem citar o vírus especificamente, o aviso sonoro vai orientar os viajantes com sintomas como febre, diarreia e hemorragias a procurarem os serviços de saúde, informando os países onde estiveram nas semanas anteriores.

Em entrevista concedida nesta sexta (8), após o novo alerta da OMS, o Ministério da Saúde brasileiro também informou que vai aumentar o nível de atividade do seu centro de operações de emergências para o de número dois --o máximo é o quatro.

Com isso, o centro passa a monitorar a situação nacional e pode enviar equipes de especialistas a Estados que eventualmente identifiquem algum caso suspeito do ebola.

Até o momento, o Brasil não registrou nenhuma suspeita real, mas "rumores vários" de pessoas que fugiam dos critérios da doença.

Apesar das medidas adotadas, o governo brasileiro mantém a avaliação de que é "pouco provável" que a doença chegue ao país por meio de um viajante. E "praticamente impossível" que ocorra uma transmissão entre pessoas dentro do Brasil.

O governo federal anunciou ainda que vai distribuir equipamentos de proteção individual incorporados para a Copa do Mundo --que incluem macacões impermeáveis-- às cidades que têm aeroportos internacionais. E que o país vai doar R$ 1 milhão para a OMS atuar no combate ao ebola nos países africanos. (JOHANNA NUBLAT)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página