Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

FMI afirma confiar em diretora indiciada

Lagarde nega que tenha cometido irregularidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O conselho de administração do FMI (Fundo Monetário Internacional) manifestou nesta sexta-feira (29) confiança em sua diretora-gerente, a francesa Christine Lagarde, indiciada sob suspeita de negligência em um caso da época em que era ministra durante a presidência de Nicolas Sarkozy (2007-2012).

Lagarde foi colocada sob investigação formal na quarta (27). No comunicado, o conselho do FMI diz não ser apropriado comentar um caso que corre na Justiça, mas afirma que foi informado do indiciamento e que tem "confiança na habilidade da diretora-gerente de cumprir efetivamente suas atribuições".

Caso seja condenada, ela pode pegar até um ano de prisão, além de multa.

Lagarde é acusada de assinar um documento que permitiu repasse do dinheiro ao empresário Bernard Tapie, aliado de Sarkozy, em 2008. O caso de arbitragem levou o Estado a pagar € 400 milhões (R$ 1,18 bilhão) a Tapie.

O dinheiro foi um acordo para dar fim a uma ação judicial iniciada na década de 1990 entre Tapie e o extinto banco estatal Crédit Lyonnais quando ele vendeu a empresa Adidas.

Lagarde nega irregularidade e acusa um assessor de ter usado indevidamente uma assinatura sua pré-impressa para dar aval à transação. Ela afirmou que apelará contra a decisão judicial, que considera "totalmente infundada".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página