Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Após exibir acusação falsa, diretor da BBC renuncia

Emissora exibiu depoimento apontando político conservador como pedófilo

À BBC, diretor disse que reportagem "tão fundamentalmente errada" nunca deveria ter sido transmitida

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O diretor-geral da BBC, George Entwistle, pediu demissão após levar ao ar uma falsa acusação de abuso sexual envolvendo um político do partido conservador.

Na sexta-feira, Entwistle admitiu que o principal programa de jornalismo investigativo do canal, "Newsnight", havia levado ao ar uma acusação falsa de pedofilia contra um político na sua edição do último dia 2, que tratava de abusos sexuais ocorridos no País de Gales entre 1970 e 1980.

No programa, um homem afirmava ter sido abusado, quando criança, por uma figura do Partido Conservador britânico. A BBC não informou o nome do suposto criminoso, mas boatos difundidos na internet davam conta de que se tratava do ex-integrante da Casa dos Lordes Alistair McAlpine.

O político negou envolvimento e ameaçou processar os envolvidos. Depois disso, a suposta vítima disse que havia se enganado sobre a identificação e pediu desculpas públicas a McAlpine.

Ontem, em entrevista à BBC, Entwistle disse que uma reportagem "tão fundamentalmente errada" nunca deveria ter sido transmitida.

O diretor-geral já era criticado desde outubro, quando vieram à tona acusações de que o popular apresentador da BBC Jimmy Savile, morto em 2011, supostamente abusou de crianças ao longo de 40 anos. O editor do telejornal "Newsnight", Peter Rippon, que deixou de exibir reportagem que investigava as acusações de abuso sexual contra Savile em dezembro de 2011, foi afastado por causa das críticas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página