Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mandela responde bem a remédios para infecção pulmonar, diz governo

Líder sul-africano está internado em hospital militar há quatro dias

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Internado há quatro dias num hospital militar de Pretória (África do Sul), o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, 94, está "respondendo bem" ao tratamento de uma infecção pulmonar, segundo nota divulgada ontem pelo governo. Não foi feita, porém, previsão de alta.

É a terceira vez que Mandela, cuja saúde é frágil, é hospitalizado desde o ano passado -em 2011, ele foi internado em Johannesburgo para tratar problemas respiratórios e, em fevereiro deste ano, voltou ao hospital em razão de dores abdominais.

Depois que a internação de 2011 provocou caos, com jornalistas e curiosos se aglomerando em torno do hospital, os militares assumiram a responsabilidade por tratar Mandela, e o governo passou a controlar as informações sobre o seu estado de saúde.

O comunicado de ontem foi o primeiro boletim que o governo sul-africano divulgou desde sábado, quando Mandela foi levado de sua casa na aldeia natal de Qunu para o hospital de Pretória.

A nova internação e a falta de informações sobre ela despertaram preocupações entre os sul-africanos -boa parte da população do país, de 52 milhões de pessoas, vê Mandela como um herói.

Principal líder da luta contra o apartheid (segregação racial) na África do Sul, Mandela passou 27 anos na prisão. Libertado em 1990, tornou-se quatro anos depois o primeiro negro eleito presidente do país, cargo que ocupou até 1999. Em 1993, ganhou o Prêmio Nobel da Paz.

"Ele está velho, mas espero que fique melhor logo. Mandela significa muito para o mundo", afirmou o pesquisador jurídico Liezel Jacobs, 25, à agência Reuters.

Em entrevista à TV, a mulher de Mandela, Graça Machel (viúva do presidente moçambicano Samora Machel), disse que a "vivacidade" do ex-presidente está sumindo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página