Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Procuradora-geral de origem afro-asiática é favorita a vaga

DE WASHINGTON

A lista de cotados para a Suprema Corte é longa, mas dois pontos são consensuais para analistas: Obama tende a preferir mulheres e minorias e, para evitar outro longo embate com o Congresso, evitará juízes muito à esquerda.

O nome que se repete em todas as listas é o da procuradora-geral da Califórnia, Kamala Harris, 48. Filha de uma oncologista indiana tamil com um economista jamaicano que leciona em Stanford, cresceu em Oakland e se formou na Universidade da Califórnia.

Midiática, seus perfis costumam incluir as palavras "articulada", "bonita" e "ambiciosa" -esta, ligada a especulações de que disputaria o governo da Califórnia em 2014.

Como procuradora-geral, focou em temas como direitos dos homossexuais e imigração. "Levando em conta todos os critérios de seleção, hoje só Kamala Harris preenche os requisitos de candidata ideal", diz Tom Goldstein, editor do SCOTUSblog, o mais proeminente sobre a magistratura.

Outra possibilidade caso Obama busque experiência política, escreve Goldstein, é a ex-governadora do Michigan Jennifer Granholm. (LC)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página