Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Desemprego em 2013 deve superar os 200 milhões

Estimativa da OIT bate o recorde mundial, de 2009

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O desemprego global vai atingir 202 milhões de pessoas em 2013.

A estimativa é da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que, em seu relatório anual, estima que o número de pessoas sem emprego vai subir em 5,1 milhões neste ano - batendo o recorde de 199 milhões, em 2009, no auge da crise financeira.

O aumento será maior que em 2012, quando mais 4,2 milhões de pessoas entraram nessa lista. Para 2014, a estimativa é de mais 3 milhões de desempregados.

"Esta cifra significa que hoje são mais 28 milhões de pessoas sem emprego no mundo em relação a 2007. Ou seja, 28 milhões de desempregados mais que no período anterior à crise", disse o diretor-geral da OIT, Guy Ryder.

A OIT, no entanto, tem revisado para baixo suas previsões de números de desempregados nos últimos seis anos, já que cresceu o número de pessoas que desistiram de buscar um trabalho.

"São pessoas que, por causa da gravidade da crise, por causa do desemprego de longa duração, desistiram da esperança, decidiram não procurar mais emprego, e, portanto, não são contadas como desempregadas, mas como desanimadas", disse o diretor de análise do mercado de trabalho da OIT, José Manuel Salazar-Xirinachs.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página