Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Maior batalha de Chávez 'está por vir', afirma chanceler

Em Cuba, Elías Jaua prevê 'luta complexa e profunda' do venezuelano para se recuperar

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Elías Jaua, chanceler da Venezuela, afirmou ontem que Hugo Chávez ainda enfrentará "sua batalha mais complexa e mais profunda contra a enfermidade", embora apresente uma evolução positiva do quadro pós-operatório.

O presidente da Venezuela se submeteu no dia 11 de dezembro passado à sua quarta cirurgia contra o câncer, em Havana.

Complicações decorrentes da cirurgia -como hemorragia e infecção respiratória- impediram que ele se recuperasse a tempo de tomar posse do mandato conquistado na reeleição de outubro de 2012. A posse estava prevista para o último dia 10.

A oposição considera inconstitucional que o governo tenha passado às mãos do vice, Nicolás Maduro, sem a determinação de prazo para que se realize nova eleição.

O hermetismo de Caracas a respeito da doença alimenta rumores sobre o real estado de saúde de Chávez.

Antes de partir para Havana, ele apontou Maduro como seu herdeiro político.

A nomeação de Jaua como chanceler, também questionada pela oposição, foi feita enquanto Chávez permanecia internado e sem fazer aparições públicas.

As declarações de ontem de Jaua foram feitas de Havana, para onde ele viajou acompanhado de Maduro, do ministro do Petróleo, Rafael Ramírez, e de Adán Chávez, irmão do presidente.

ATIVO

"Nós estivemos tratando de um conjunto de temas econômicos e políticos", disse Jaua, destacando que ele viu o presidente "diversas vezes" durante esta semana.

O ministro da Comunicação venezuelano, Ernesto Villegas, disse que, apesar da evolução no quadro de Chávez, "nós não queremos criar expectativas sobre alguma data de regresso [do presidente] à Venezuela".

O ministro assegura que Chávez toma decisões, apesar da enfermidade. "Está ativo, posso dizer, porque inclusive recebi instruções sobre algumas tarefas a cumprir."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página