Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

EUA criam 2,2 mi de empregos em 2012, e Dow Jones dispara

Índice de desemprego, porém, estancou em janeiro, oscilando positivamente para 7,9%

DE WASHINGTON

O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos anunciou ontem que o país criou 2,2 milhões de empregos ao longo de 2012, segundo dados revisados.

Apesar das expectativas de recuperação, porém, o índice de desemprego ficou estancado em janeiro, oscilando positivamente para 7,9%. Desde setembro, o índice patina entre 7,8% e 7,9%.

No último mês, foram criadas 157 mil vagas, com impulso dos setores de varejo, construção, saúde e atacadista.

O mercado, porém, busca mais sinais de luz no horizonte. No relatório de ontem, foi especialmente bem recebida a revisão dos dados de novembro e dezembro -ao todo, foram criadas 443 mil vagas no bimestre final de 2012, 127 mil mais do que os números preliminares indicavam.

O índice Dow Jones da Bolsa de Valores de Nova York reagiu positivamente, fechando em alta de 1,08%, o mais alto desde 2007.

O governo aproveitou os dados para voltar a pressionar o Congresso: "O Legislativo deveria resolver logo as pendências sobre impostos e gastos para dar às famílias de classe média e pequenas empresas mais segurança quanto ao futuro", disse o secretário interino do Trabalho, Seth Harris.

Dentro do varejo, que puxou o crescimento, destacaram-se vestuário, automóveis e autopeças e computadores.

Segundo o Departamento do Trabalho, 4,7 milhões estão sem trabalho há mais de seis meses. Outros 8 milhões trabalham meio período por não acharem vagas em tempo integral. (LUCIANA COELHO)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página