Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Comandante americano no Afeganistão deixa o cargo

John Allen Jr. foi citado em escândalo que derrubou general Petraeus da chefia da CIA

DE WASHINGTON

O comandante atingido por tabela em um escândalo envolvendo o general David Petraeus, sua amante e proteção a informações sigilosas renunciou ontem alegando questões de saúde na família.

John Allen Jr., 59, era o principal comandante dos EUA no Afeganistão, onde o presidente Barack Obama anunciou uma redução do contingente americano pela metade até fevereiro de 2014.

Obama, que indicara Allen para ser o principal comandante americano na Otan (aliança militar ocidental), aceitou a renúncia e elogiou o desempenho do militar.

Petraeus, respeitado general que dirigia a CIA (agência de inteligência dos EUA), renunciou em novembro após vir à tona seu caso extraconjugal com sua biógrafa, Paula Broadwell. Paula estaria ameaçando a socialite Jill Kelley, amiga da família Petraeus, que contatou o FBI.

Durante a investigação, trocas de e-mails entre Kelley e Allen vieram à tona, mas o Pentágono concluiu que Allen, que é casado, manteve conduta adequada ao cargo.

Na sabatina para ratificá-lo para a Otan, porém, o Senado poderia exigir acesso a suas mensagens a Kelley. O substituto de Allen na aliança não foi anunciado. (LC)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página