Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Pedofilia não é crime, diz cardeal sul-africano

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O cardeal sul-africano, Wilfrid Napier, afirmou que pedófilos devem ser tratados como "doentes" e não como criminosos, durante entrevista à BBC exibida neste sábado.

"De acordo com a minha experiência, a pedofilia é realmente uma doença, não é uma questão criminosa", disse o arcebispo de Durban, um dos participantes do conclave que elegeu o papa Francisco na última quarta-feira.

O arcebispo, de 72 anos, é conhecido por suas posições conservadoras.

Em 2000, Napier foi criticado por se negar a expulsar da igreja sul-africana padres acusados de pedofilia.

O cardeal disse conhecer dois sacerdotes que foram vítimas de abusos sexuais na infância e se transformaram em pedófilos.

"Não me digam que essas pessoas são penalmente responsáveis da mesma forma que alguém que escolhe fazer isso", comentou o arcebispo na entrevista.

AGENDA PAPAL

O Vaticano anunciou ontem que o papa Francisco se reunirá amanhã com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, com quem tem relação fria.

O ex-cardeal de Buenos Aires é crítico das políticas sociais do governo da presidente e de seu marido, Néstor Kirchner, considerados responsáveis pelo afastamento entre Estado e a Igreja Católica na Argentina.

Na terça-feira, o novo papa assume oficialmente as funções e realiza a missa pública inaugural, também na praça São Pedro, com presença de chefes de Estado e governo, entre eles a presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

No sábado, Francisco deve visitar seu antecessor, Bento 16, em Castel Gandolfo, atual residência do papa emérito. Francisco viajará de helicóptero até o local, onde deve almoçar com Bento 16 antes de voltar ao Vaticano.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página