Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Maduro injeta US$ 1 bi em fundo local para tornar país exportador

Anúncio foi feito pelo candidato à presidência em tom de campanha na rede de TV estatal

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou ontem à noite que investirá US$ 1 bilhão para ampliar o chamado Fundo Bicentenário, com a meta de "substituir as importações" e converter a Venezuela "em um país exportador".

Em tom de campanha, o candidato do governo às eleições presidenciais de 14 de abril usou ontem seu recém-lançado programa na rede de TV estatal para anunciar, diretamente do Palácio de Miraflores, as novas medidas econômicas.

Segundo Maduro, o fundo também terá seu nome mudado para "Fundo Bicentenário Alba-Mercosul", para destacar o caráter exportador da "potência produtiva" em que o sucessor de Hugo Chávez quer transformar a Venezuela.

Criado pelo governo Chávez, o Fundo Bicentenário utiliza recursos provenientes em especial do petróleo para projetos "socioprodutivos".

Maduro ainda anunciou que, nos próximos dias, começará a funcionar um sistema complementar ao Cadivi (Comissão de Administração de Divisas). Segundo o presidente interino, isso ajudará o país a "vencer o dólar paralelo".

No início de fevereiro, o governo desvalorizou a moeda nacional em 46,5%. A taxa de câmbio oficial de 4,3 bolívares fortes por dólar passou a 6,3. No paralelo, no entanto, o dólar é trocado por mais de 20 bolívares.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página