Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

New York Times

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Broadway tenta atrair público masculino

Por PATRICK HEALY

Mais homens andam mantendo distância da Broadway, e nem mesmo o novo musical "Rocky", sobre boxe, consegue fazê-los lotar os teatros. Os homens evitam a Broadway há anos, mas a escassez deles é sentida especialmente agora, quando a frequência total dos musicais está baixa. Em 2013, apenas 32% dos espectadores -ou seja, 3,7 milhões- na Broadway foram homens, contra 42% (ou 4,2 milhões) em 1980.

A temporada atual não está gerando qualquer mudança nessa situação. Os torcedores dos Yankees não lotaram "Bronx Bombers", espetáculo sobre beisebol que saiu de cartaz em pouco tempo. Os fãs de John Grisham não foram ver a adaptação de "Tempo de Matar", que passou apenas sete semanas em cartaz. São as mulheres que movem as vendas na Broadway, embora os espetáculos de maior sucesso frequentemente dependam delas para convencer seus maridos ou namorados a acompanhá-las ao teatro.

"A grande meta da Broadway sempre foi criar um espetáculo que tenha apelo universal, atraindo tanto homens quanto mulheres", comentou Michele Groner, principal executiva de marketing de "Rocky". "As mulheres são os alvos mais fáceis de conquistar. Tentar atrair espectadores homens é um desafio cada vez mais difícil."

Vale lembrar que o problema da falta de público masculino diz respeito principalmente aos heterossexuais; os homens gays são amplamente vistos por produtores e agentes de vendas para grupos como um setor com que a Broadway pode contar.

Antigamente, uma noite no teatro era um programa habitual para os homens americanos cultos, mas, hoje em dia, menos peças e musicais atraem o interesse deles.

Uma razão possível é que a era de ouro dos musicais para adultos deu lugar a espetáculos voltados a mães e filhos. E, embora o público familiar tenha convertido "The Lion King" e "Wicked" em blockbusters que renderam bilhões de dólares, os homens muitas vezes só vão vê-los se forem arrastados.

"Quando minha mulher e minhas três filhas me convidaram para ver 'Mary Poppins', eu disse: 'Vocês estão de brincadeira comigo!'", contou o executivo de seguradora Bert Miranda, de Jacksonville, Flórida, recordando a viagem recente que fez a Nova York com sua família.

Como a Broadway não revela as cifras de cada espetáculo divididas por gênero, não existe uma lista dos Top 10 espetáculos que agradam aos homens. Mas, segundo executivos de marketing e agentes de vendas para grupos, os musicais recentes que atraíram mais homens incluem "The Book of Mormon", "Jersey Boys", "Rock of Ages", "Motown the Musical" e "Spamalot", inspirado no Monty Python.

No caso de "Rocky", a divulgação boca a boca será crucial. Bert Miranda disse que vai recomendar o musical a seus amigos, especialmente porque ele inclui elementos dos filmes "Rocky". "Gosto de beisebol, dos Jacksonville Jaguars e da vida ao ar livre", comentou. "Poucos amigos vão ver musicais, mas vou falar para eles que este vale a pena."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página